b

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Círculo Cromático

       Estava  lendo uma revista de uma renomada casa de móveis da Itália a BENEDETTI MOBILI, bem sabemos que a Itália é um grande nome em tudo o que se trata de moda e tendências, não somente para nós homens e mulheres como para as nossas casas, enfim,  a revista estava explicando para os admiradores da arte de decorar  as tendências 2014, muitas cores impactantes misturadas as cores mais singelas e neutras, como um bege, o importante é que o ambiente decorado com essas cores transmita sensações.  Para os amantes do preto e branco e para os amantes do colorido não importa todo estilo cabe dentro das tendências 2014, mas decorar um ambiente com cores vivas pode ser bastante perigoso, podemos cometer exageros e erros graves. Para isso não acontecer com você nossas amadas e amados leitores estamos postando uma super dica para aprender a combinar cores, várias delas juntinhas. Podemos combinar parede com parede, móveis com paredes, sim, pois os móveis estão vindo com cores lindas e vibrantes em 2014, os objetos decorativos também, se você faz o tipo mais discreto pode permanecer com um ambiente tom sobre tom ou degrade como você preferir e decorar seus ambientes com lindos objetos das mais diferentes cores.
       Então vamos lá às dicas de como combinar as cores, existe um círculo chamado círculo cromático, talvez a maioria de vocês já tenham ouvido falar, alguns ouviram falar que é muito utilizado por artistas plásticos, outros por maquiadores, estilistas e etc, mas é muitíssimo utilizado por arquitetos e paisagistas, todos os profissionais que devem lidar com cores utilizam as técnicas de combinação do circulo cromático, por isso vemos cores que colocadas juntas numa mesma peça de roupa ou em um mesmo ambiente da nossa casa ficam lindas, mas nós mesmos nunca teríamos imaginado um uso semelhantes delas.

Harmonia Monocromática: é o velho é bom degrade


          É uma harmonia de cores que resulta da mesma cor do círculo cromático. A tonalidade muda mas a cor é a mesma. Uma harmonia cromática pode ser muito bem combinada com cores neutras, preto e branco. Esta técnica e fácil de usar e é bastante apelativa, chama a atenção com elegância.  Porém, não é vibrante como harmonias complementares.

Harmonia análoga:


               É a combinação de uma cor primaria com duas cores vizinhas, esquerda e direita, por isso se chama análoga, porque são parecidas. Note que as cores vizinhas são sempre parecidas umas com as outras. Muito fácil de combinar, é mais rica que as harmonias monocromáticas.

Harmonia complementar:




           Basta combinar cores opostas nas roda das cores. É perfeita para combinação de tons quentes com tons frios, por exemplo, o vermelho  com verde o amarelo com violeta. Oferece combinação de alto contraste o que é ideal para chamar atenção de quem está vendo o ambiente ou um quadro, ou até mesmo a maquiagem das modelos das passarelas. Este esquema é um pouco mais difícil de combinar que os anteriores.
Harmonia Triádica:


                Combina-se três cores com igual distância no círculo cromático, no circulo acima a cor principal é a vermelha distante três casas do amarelo que está distante três casas do vermelho novamente.  Esse tipo de combinação da um efeito visual muito atraente. Não é tão contrastante como o técnica de complementares mas oferece um balanço perfeito entre as cores. Portanto, oferece alto contraste mantendo a harmonia

Harmonia ou complemento dividido:



             Esta harmonia é conseguida com a combinação da cor principal com as duas cores adjacentes direita e esquerda da cor oposta a cor principal, no círculo acima a cor principal é a vermelha, a cor oposta à vermelha é a verde as adjacentes direita e esquerda são as que fazem parte desta harmonia. 

 Harmonia Dupla complementar:


                 Harmonia conseguida entre dois pares de cores complementares entre si. Veja, no circulo acima a cor oposta ao vermelho é o verde e temos o primeiro par de cores complementares, depois vou a busca na escala de cores do outro par, pego uma cor secundaria à minha cor principal do primeiro par, aqui, no caso, o laranja (mistura de vermelho com amarelo ambas primárias) a cor oposta ao laranja é o azul. Essa combinação pode ser chamada de tetráda também e é a mais rica de todas as harmonias e também a mais difícil de trabalhar, por isso se escolhe uma cor como dominante, no caso do circulo acima a cor dominante é a vermelha.
Harmonia acromática:

                 È o uso das cores neutras, na região central do circulo as cores já perderam a nitidez e se tornaram claras e neutras .

Harmonia da natureza:

                 A natureza oferece espetáculos de cores como outono e a primavera essas combinações não tem nada a ver com as regras do uso de cores do circulo cromático mas podem ficar em perfeita harmonia usando um esquema de cores de primavera ou um esquema de cores de outono.

Exemplos de combinações com o uso do círculo cromático:



              Pela tendência 2014 esse ambiente está perfeitamente decorado e na ultima moda, cores fortes em paredes e moveis e alguns tons neutros para dar uma leveza no recinto. Pela harmonia das cores vejamos qual método foi utilizado a cor principal aqui é o azul, depois vem depois o Roxo todos em diversas tonalidades, no circulo cromático as cores análogas ao azul são os tons de roxo e de verde. Os objetos foram combinados com cores complementares a cor complementar ao azul é o laranja ao roxo é o amarelo- laranja e ao verde é o vermelho –laranja.  Um uso perfeito das cores para uma sala de estar jovem e divertida. Tudo bem que essas cores são cores que não existe no circulo, mas são tonalidades derivadas das existentes é só usar a imaginação, no caso do banquinho amarelo você pode estar pensando que a cor oposta ao roxo  é o amarelo-laranja e não amarelo puro, mas espera aí se a cor oposta é amarelo-laranja será que se eu puser ou só amarelo ou só laranja não vão combinar? A resposta está aí nessa linda e moderna sala. Usar a criatividade é o mais importante pra quem quer mandar bem na decoração. 



                Direto da Itália essa sala está em perfeita tendência 2014 paredes neutras com móveis e objetos de cores vibrantes. Vejamos como estas cores funcionam nas regras que acabamos de aprender.  Aqui usaram a técnica da harmonia ou complemento dividido a cor principal é o azul a cor oposta ao azul é o laranja as cores adjacentes s ao vermelho -laranja à esquerda e o  laranja-amarelo à direita. Um uso muito discreto de cores pra quem quer inovar de um modo mais clássico sem deixar de ser muito moderno. 
Então eu encerro o nosso post de hoje deixando ótimas dicas de decoração pra vocês não só de decoração já que as cores estão presentes em todos os diversos setores do nosso dia a dia, aproveitem e usem para combinar roupas, sapatos, bolsas, maquiagens e todo o resto.
Até sexta com um novo post para vocês curtirem. Beijos!
Juliana

2 comentários:

  1. isso é maravilhoso! eu já tinha visto círculos cromáticos, mas não todas essas combinações! gostei muito mesmo!!

    ResponderExcluir