b

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Caixotes de Madeira

Caixotes de madeira customizados




Sabem aqueles caixotes de madeira que sobram em estabelecimentos comerciais onde se vendem frutas, legumes e verduras? 




Com pouco dinheiro e muita criatividade, eles podem ser transformados em vários objetos de decoração, como nichos, porta vasos de plantas, banquetas e organizadores. Colocados um sobre o outro ou um ao lado do outro, é possível compor estantes, mesas, mesinhas de centro, criados mudos, sapateiras, adegas e o que mais a imaginação permitir.
Para decorá-los, é possível utilizar muitos tipos de materiais, como tintas, tecidos, adesivos, apliques, enfim, o que se goste de trabalhar ou o que tenha á mão. As técnicas também são inúmeras como pinturas, estêncil, decoupagem, envelhecimento, colagem e adesivagem. A madeira é um material de fácil aceitação na aplicação de materiais e técnicas..
Os caixotes são encontrados em sacolões, feiras de rua, mercados, mercados municipais ou centros de abastecimento de frutas, legumes e verduras. Eles podem ser vendidos a preços baixos pelos próprios comerciantes ou achados como descartes nestes estabelecimentos. Eu vi os meus em frente ao sacolão perto da minha casa, falei com a proprietária e ela falou que poderia pegar quantos quisesse.
Gostaria de mostrar algumas dicas para utilização e customização deste material, bem como algumas ideias que desenvolvi.
Em primeiro lugar, é importante escolher as caixas, dando preferência às que estejam com menos defeito e desprezando as que tenham pregos e grampos aparentes ou algum vestígio de bolor. Se for utilizá-las empilhadas ou alinhadas, é bom selecionar as que sejam de tamanhos mais próximos.
Em seguida, é imprescindível lixá-las de modo que não fique nenhuma lasca ou rebarba para não causar acidentes e limpá-las com pano úmido e detergente.

E então, mãos à obra para criar tudo o que quiser!!!
Como pintura de fundo dos caixotes, decidi passar betume diluído em aguarás, pois queria dar às caixas um aspecto envelhecido e escurecido. Para tanto misturei os dois produtos até dar a cor que queria e apliquei com pincel nas beiradas e com pano nas áreas maiores. Também se pode utilizar verniz, tinta spray ou tinta látex da cor que preferir dependendo o que se queira fazer.
Para a decoração, utilizei a técnica de colagem com materiais que gosto de empregar em meus trabalhos como sementes, barbante,  lascas de árvores, retalhos de lâminas de madeira, pedacinhos de bambu, fibra de bananeira, rolhas e até CDs velhos.Como sabem, gosto de aproveitar elementos que tenho em casa; acho que tudo é possível de modificação, o que pra mim faz toda a diferença na elaboração de um trabalho. Fiz toda a colagem com cola branca resistente.

 Usei o barbante para enrolar em uma das ripas.


 Aproveitei até CDs velhos: cortei-os em tamanhos diversos, pinte-os com verniz vitral fazendo desenhos geométricos e depois colei as sementes por cima. Então, os distribui nas ripas de madeira dos caixotes de forma aleatória. Gostei do efeito brilhante que o material proporcionou.


Observem que esta caixa tem apenas duas ripas, achei interessante intercalá-la com as outras.


Para trabalhar com as rolhas, apenas cortei-as em três partes e as colei.



Comprei um guarda roupas e ficou sobrando um espaço entre seu teto e o teto do quarto.



Então, resolvi utilizar as caixas como organizadoras, assim aproveito o espaço e posso guardar coisas que não uso muito. Por isso a decoração ficou na parte mais estreita dos caixotes.



No fundo dos caixotes, colei tiras de feltro para não correr o risco de riscar o armário.




Outra ideia foi fazer uma mesinha. Para isto, empilhei os caixotes dois a dois e sobrepus um recorte de MDF que o marceneiro cortou pra mim.




Para uma mesinha de centro, coloquei dois caixotes, um ao lado do outro e o MDF por cima. 

 As faces decoradas podem ficar do mesmo lado, ou intercaladas.


Mesmo sem decoração, as caixas ficam bonitas somente com este tom envelhecido.



Eu acho este trabalho super divertido, bacana e versátil com possibilidades inúmeras para desenvolver a criatividade. É como se tivéssemos um jogo de encaixe com o qual formaríamos diversas peças de acordo com nossa necessidade ou pretensão.
É isso aí, gostei muito da experiência de praticar mais uma atitude sustentável. Criou, valeu!!!

Até mais,
Silvana Luizetto














2 comentários:

  1. que bom que vi seu blog. estou querendo usar essas caixas, e me foi de grande ajuda ver as fotos das suas. obrigada

    ResponderExcluir
  2. OI . QUE BOM QUE PUDE TE AJUDAR. VAI EM FRENTE E SE DIVIRTA COM OS CAIXOTES, QUALQUER DUVIDA ME ESCREVA. UM BEIJU E BOA SEMANA. SILVANA

    ResponderExcluir