b

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Impermeabilizando sofá em casa

Quando queremos um sofá novo existem vários fatores que pesam na a hora da escolha, como a cor por exemplo, geralmente preferimos um tecido escuro para esconder poeira e ocasionais manchas no tecido, outro fator impostante e o próprio tecido, geralmente queremos aqueles que podem ser limpos com mais facilidade. Juntamos então os dois fatores cor escura e tecido mais fácil de limpar e compramos o sofá. Acontece que muitas vezes não ficamos satisfeitos com nossa compra, pensando nisso, e a proposito, eu estou vendo sofá para comprar mas ainda não me decidi por um, justamente por causa das cores e dos materiais,  heis  que surge uma luz no fim do túnel, e essa pode ser a solução pra você também. Encontrei na internet um produto para impermeabilização se sofá em casa, é o SCOTCHGARD,  o produto vem em aerosol, uma latinha spray, que facilita a aplicação, não é tóxico e é pra uso doméstico mesmo, impermeabiliza até roupa, inclusive seda, tudo sem mudar a aparência e a textura dos materiais, e é da 3M, marca que conhecemos e confiamos. Consegui encontrar também as instruções de uso do produto e vou postar pra vocês verem.





Como vocês podem ver o produto existe em várias versões, até pra estofados dos nossos carros, tapetes, que, diga-se de passagem é tão bom saber que existe quanto saber que existe pra sofás.


Mas o nosso produto hoje, é esse da foto acima, o impermeabilizante de sofá.

Seu efeito impermeabilizante impede a absorção de líquidos e sujeiras em geral. O Scotchgard da 3M faz com que  o objeto aplicado permaneça por muito mais tempo com cara de novo.


Especificações Técnicas:
- Conteúdo: 353ml
- Peso liquído: 283g
- Fabricante: 3M


Aplicação:
- Sofás
- Almofadas
- Estofados
- Cortinas
- Toalhas
- Tênis de Tecido
- Bolsas
- Bancos de Carros
- Malas
- Roupas em Geral
- Roupas de Cama
- Camas de Animais

Instruções de Aplicação:
1. Aplique o Scotchgard em artigos como roupas, móveis, cobertas, acolchoados, telas de tecidos, barracas, bolsas de tecido, tênis, guarda-chuvas e gravatas. Com sua reformulação, ele agora pode ser usado também em seda, lã e carpetes.


2. Primeiramente, faça um teste. Em área não exposta, aplique o produto no tecido até umedecê-lo. Seque com tecido branco ou absorvente. Se a cor passar para o tecido branco, não utilize. Não usar em veludo, couro, vinil, camurça e imitação de camurça. A nova fórmula do Scotchgard permite que ele seja usado em sedas, lãs e carpetes.


3. Calcule a quantidade de produto necessária. Uma lata com 396 gramas pode impermeabilizar em média de 1,5 a 2,6 metros quadrados de tecidos grossos ou de 2,8 a 4,5 metros quadrados de tecidos mais leves. Superfícies sintéticas brilhantes (nylon, etc.) requerem aplicação mais leve. O tecido deve ter cor firme e estar limpo ou ser novo.


4. Aplique a 15 cm do tecido com movimentos largos e com velocidade suficiente para umedecer o tecido. Espere o tecido secar antes de utilizá-lo (até 6 horas). Faça um teste de repelência com algumas gotas d´água. Se o tecido absorver água, aplique mais impermeabilizante para tecidos Scotchgard.


5. Faça a aplicação do produto em ambientes ventilados (através de ventiladores, janelas e portas abertas) para remover os vapores e prevenir a concentração dos mesmos. Evite inalação dos vapores. Não utilize o produto em pequenos quartos, banheiros ou closets. Mantenha as crianças e animais domésticos fora da área de aplicação e até que o artigo esteja completamente seco.


6. Faça testes de repelência com gotas de água periodicamente para verificar se é necessária a reaplicação. A duração da proteção varia de acordo com a utilização. Reaplique após limpeza ou lavagem.


aplicação com scotchgard
Fonte: www.google.com.br


Pelos meus Cálculos para impermeabilizar um sofá de 2 a 3 lugares precisaremos de 2 a 3 latinhas, eu fiz o cálculo para um sofá de 1,90 de largura por 1,00 de profundidade 1.90 metros quadrados (acento) sem braço, e as mesmas medidas para o encosto. Não contei o braço porque para tecidos grossos a latinha vai de 1,5 a 2,6 metros quadrados então acredito que com os braços valha a mesma quantidade. Mas você pode fazer seu cálculo e comprar o quanto quiser. Com 2 a 3 latinhas gastaríamos em média 87,00 

Você encontra o produto a venda na internet e a latinha custa em torno de 27,00 a 30,00 reais. Uma impermeabilização de sofá  de 3 lugares por empresas especializadas varia entre 160,00 a 210,00 reais. Você tem que adicionar o preço da lavagem, se o seu sofá estiver com manchas ou sujo, tanto para fazer a impermeabilização em casa quanto para mandar fazer, mas se um aspirador de pó resolver a limpeza do sofá você economiza de 160,00 a 210,00 reais, esse também é o preço da lavagem.



Outra opção que encontrei são produtos para a impermeabilização, são vendidos em galões  de 5 litros as mais variadas quantidades do produto. Geralmente são para uso profissional, mas não impede que apliquemos em nossos sofás seguindo as instruções do fabricante e  usando os materiais de aplicação adequados, mascara, óculos etc, para a aplicação destes produtos é necessário um pulverizador. Em média 1,5 litros do produto é o suficiente para sofás de 2 a 3 lugares.
O preço do produto para o sofá varia depende da quantidade que se compra e da marca, encontrei por 105,00 reais 5 litros, os pulverizadores mais simples que encontrei são aqueles normais que usamos para colocar produtos de limpeza que necessitam ser espirrados, como, limpa vidro. Custando  entre 7 a 8,00 reais. Outro pulverizador também manual mas para uso profissional custa em média 38,00 reais. Alguns fabricantes pedem para que sejam utilizados pulverizadores de inox, isso depende de cada fabricante, o ideal é que na hora de comprar seja pedido informações suficientes e satisfatórias a respeito do produto e de sua aplicação ao vendedor.


simples


 uso profissional

Pelos meus cálculos gastaríamos 105, 00 do impermeabilizante + 38,00 reais do pulverizador ( eu compraria o profissional) mais uns 20,00 reais de óculos e mascaras (calculando por cima), totalizando 163,00 reais. Quase a mesma coisa que mandar impermeabilizar, mas se você tiver um jogo de sofás, aí sim compensa porque você vai impermeabilizar de 2 a 3 sofás, um sofá de 3 mais um sofá de 2 mais uma poltrona de um. No total são 6 lugares pelo preço de um.

Dá uma olhada nesse vídeo

Esse vídeo pertence a MONTANA help tex protetor de tecidos.

Com o scotchgard a média é uma lata por lugar mais os braços, então para 6 lugares  com todos os braços você gastaria 6 latas 174,00 reais. Mais ou menos a mesma coisa para ambos os modos com a diferença que o scotchgard é bem mais fácil de aplicar e é para uso doméstico, ou seja, não precisa ser profissional para aplicar, pra mim isso da mais segurança pois não corro o risco de errar na aplicação. Lembrando que alguns especialistas nos esclarecem que, mesmo impermeabilizados dependendo do que cair no seu sofá, como, batom, urina de animais  e tinta de caneta eles irão manchar. Outras importantes dicas que devemos lembrar é que, nem todos tecidos podem ser impermeabilizados, PVC, poliuretanos e isocouros não podem. Um teste que pode ser feito é pingar uma gotinha de água em um cantinho do sofá se a água não for absorvida o tecido não pode ser impermeabilizado.

Espero que a dica tenha sido boa, faça o seus cálculos de ambos os produtos e faça um orçamento de uma empresa especializada e decida o que compensa mais para você. O importante é que depois dessas dicas somos livres para comprar sofá das cores que gostamos inclusive branco.
E viva o Branco.
Beijos é até quarta-feira.

3 comentários:

  1. muito bem sacado esse seu post. Estava preocupada com as cadeiras claras que forrei recentemente! Agora é só impermeabilizá-las em casa mesmo!! muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Graças a sua dica, impermeabilizei minhas cadeiras e meu sofá!! eu nem sabia que existiam esses produtos! obrigada
    Cíntia

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esse impermeabilizante ne!!!! que bom que ajudei!! fico feliz!

    ResponderExcluir