b

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Valorizando o quintal de casa









Minha família e eu prezamos muito o quintal de nossa casa. Por ali temos o hábito de dar uma volta, tomar um ar puro e desfrutar de momentos agradáveis. Como temos um espaço grande de gramado, precisávamos de um ambiente para circulação no jardim e acesso à horta que temos no fundo. Na construção da casa (há 17 anos) foi construído um caminho feito de blocos quadrados de concreto.
Atualmente, existem muitas novidades no mercado a respeito de decoração de jardins, e no que tange a elaboração de caminhos, é possível encontrar diversas maneiras e materiais para fazê-los. Ficamos encantados quando vimos estes pisantes de concreto. Trata-se de peças feitas a partir de uma técnica denominada ”Concreto Estampado”. Achamos super bonitos, pois imitam perfeitamente a madeira, proporcionando um ar natural, porém, são resistentes e antiderrapantes como o concreto.
 Resolvemos, então, substituir os antigos blocos de concreto por estes. Aplicamos, alternadamente, dois tamanhos diferentes. O interessante de aplicar estes pisantes, é que como ficam intercalados com a grama, existe drenagem da água, o que podemos dizer que é ecologicamente correto para os dias de hoje.






Aqui em Londrina é possível encontrar estes e outros tipos de pisantes na Loja Gramado Sementes que fica na Avenida Duque de Caxias, 708, em frente à prefeitura, fone: 33422580. O Atendimento é ótimo, e tem itens super legais para decoração de casa ou jardim, aliás, é lá que também compro tudo que preciso para a minha horta, como sementes, adubos e utensílios. Sempre falo com o Adão ou a Cláudia, e consigo todas as orientações e sugestões que necessito.
Esta é nossa estimada horta. Ela é suspensa e podemos trabalhar e colher as verduras confortavelmente, sem ter que abaixar. São 12 m de comprimento por 1m. de largura. Gostamos de lidar na horta, pois mexer na terra e estar envolvido com a natureza sempre traz sensações de tranqüilidade e relaxamento.






 Não é muito grande, mas é possível ter várias coisas para o nosso consumo, como: rúcula, almeirão, couve, espinafre, salsinha, cebolinha, hortelã e outros, dependendo a época do ano.






Paralelo ao muro, foram colocadas pedras de rio e plantadas moréias brancas e amarelas.






Enfim, o que pretendo mostrar nesta semana, é que podemos fazer do nosso espaço externo um ambiente acolhedor, produtivo, de onde possamos abstrair elementos e sentimentos importantes para um cotidiano mais saudável e feliz.

Grande abraço,

Silvana Luizetto










Nenhum comentário:

Postar um comentário